Cotagem
A cotagem consiste na inscrição no desenho das dimensões reais das grandezas que o definem, sendo, por isso, muito importante que seja feita correctamente, sob pena de originar enganos na leitura dos desenhos e na corres-pondente execução de peças. Os elementos que a integram são:
Linhas de cota - são segmentos de recta, com pequenas setas nas extremidades, constituídas por triângulosisósceles. Estas linhas são paralelas ao elemento do desenho a que dizem respeito, sendo limitadas pelas linhas de chamada. Desenham-se a traço contínuo fino.
Linhas de chamada - são os segmentos de recta, em geral perpendiculares ao elemento do desenho a cotar, que limitam as linhas de cota ultrapassando-as ligeiramente. Desenham-se a traço contínuo fino.
Números de cota - são os números que representam a dimensão real das grandezas do desenho, independentemente da sua escala, sendo colocadas do lado de cima, a meio e paralelamente às correspondentes linhas de cota. A cotagem de uma peça exige um número variável de cotas, em posições e situações diversificadas, pelo que, para ser bem feita, se deve respeitar um conjunto de indicações simples, de que a seguir se apresentam as mais importantes. Assim: todas as cotas necessárias devem estar indicadas no desenho, devendo evitar-se repetições - todas as cotas de um mesmo desenho devem ser indicadas na mesma unidade;- as linhas de cota nunca devem coincidir com as linhas de chamada, com eixos ou com elementos do desenho; - quando as linhas de cota forem muito curtas as respectivas setas podem ser substituídas por pontos;- quando as peças tiverem eixo de simetria, pode traçar- se apenas metade da linha de cota, a partir do eixo;
- as linhas de chamada não deverão, sempre que possível, cruzar-se com elementos do desenho;
- as linhas de chamada podem coincidir com eixos ou com elementos do desenho;- os números de cota, quando colocados na vertical, devem ficar virados para o lado direito do desenho.