grendene
Estes estudos foram realizados com o objetivo de analisar o desempenho econômico e financeiro da empresa Grendene S.A, e o que a faz ser uma das maiores empresas mundiais na produção de calçados, sendo detentora de marcas reconhecidas e de sucesso.
A análise será feita no período de 2009 a 2013, com base nas demonstrações financeiras divulgadas.
Empresa
A empresa Grendene surgiu em 1971, em Farroupilha no Rio Grande do Sul. A pequena fábrica destinava-se a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinhos, sendo a pioneira no uso da poliamida na fabricação de solados e saltos para calçados. Em 1979 lançou a coleção de sandálias plásticas com a marca "Melissa", sempre utilizando grandes nomes em seus lançamentos, como Ivete Sangalo e Claudia Schiffer.
Apostando em todos os públicos, com calçados femininos, masculinos e infantis, com diferentes marcas como por exemplo “Ipanema”, “Rider e, “Grendha”, a empresa cresceu significativamente chegando em 2009 a superar a marca histórica de 150 milhões de pares produzidos inteiramente no Brasil.
Utilizando designs elaborados por nomes de grande renome no cenário mundial como Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville, além de investir nos licenciamentos de marca como Barbie, Hot Wheels e Disney, a empresa composta por 12 fábricas de calçado e com capacidade instalada total de produção de 200 milhões de pares/ano vem crescendo significativamente no mercado nacional e internacional, mantendo até 2011 a liderança nas exportações de calçados brasileiros por 8 anos consecutivos (dados atualizados para 2012 ainda não estão disponíveis).
Setor
Estrutura de Gestão
Os diferenciais competitivos são fundamentados na missão, visão e nos valores que norteiam a Grendene:
Missão
Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.
Visão
Ser a empresa mais rentável