Grendene
Sua primeira linha de produtos foi a confecção de embalagens plásticas para garrafões de vinho. Foi pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados.
Em 1979 lançou a coleção de sandálias plásticas com a marca "Melissa", no estilo aranha, inspirada nos calçados utilizados por pescadores franceses.
Em 1986 ocorreu o lançamento das sandálias "Rider", direcionado para o público masculino.
Benefícios fiscais, menor custo de mão-de-obra e localização estratégica para acesso ao mercado internacional motivaram a transferência das operações fabris, até então localizadas em Farroupilha. Em 1990 foi instalada em Fortaleza a primeira unidade fabril no estado do Ceará, que passou a se denominar Grendene do Nordeste S.A., com capacidade atual de produção de cinco milhões de pares de calçados. Três anos depois, foi inaugurada a fábrica em Sobral, que passou a se denominar Grendene Sobral S.A. e a seguir, em 2001, passou a denominar-se Grendene Calçados S.A. A empresa possui, ainda, uma fábrica na cidade do Crato, interior cearense.
Em 29 de outubro de 2004, ocorreu à abertura do capital da Grendene, que passou a ter suas ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
Atualmente, a empresa oferece seis principais linhas de produtos e aproximadamente 400 modelos de calçados. O grupo vende seus produtos para o mercado interno e externo.
Em setembro de 2007 iniciou suas atividades industriais na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia.
1. Pirâmide organizacional-Níveis da Gestão Nem todos os gestores têm responsabilidade pela empresa como um todo. Consideram-se, geralmente, três níveis de gestão: -Topo (Institucional) -Intermédia -Operacional
Gestão de Topo (Institucional)
-Caracteriza-se fundamentalmente por uma forte componente estratégica, ou seja, envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação