grendene
1976 –Deu-se início à fabricação de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas, seguida de componentes para calçados – tendo como matéria-prima a poliamida (nylon). Foi assim que a Grendene deu os primeiros passos em direção a sua vocação fashion.
1979 –Observando as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, Pedro Grendene Bartelle – um dos fundadores da empresa – teve a ideia que revolucionou a Grendene e a moda: nascia assim a Melissa Aranha, muito mais que um calçado de plástico injetado, um ícone fashion.
Através dos pés da personagem de Sônia Braga, na novela Dancin’ Days, a Melissa conquistou milhares de outros pés pelo Brasil ao inaugurar o merchandising de calçados em novelas
1980 – Foi inaugurada uma unidade destinada exclusivamente à produção de matrizes (moldes) para a fabricação de calçados de plástico. Localizada no município de Carlos Barbosa (RS), a Matrizaria trouxe agilidade ao processo produtivo da Grendene.
1983 – As parcerias de sucesso da Melissa com os grandes designers mundiais começaram neste ano, com as invenções de Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville.
1984 – A Grendene ganhou os pés das meninas com o lançamento da Melissinha. Desde então, a linha de produtos infantis da empresa não parou mais de crescer.
1986 – Com design diferenciado e priorizando o conforto, a Grendene lançou sua primeira linha de produtos destinada ao púbico masculino: nascia assim o Rider.
1990 – Instalada a primeira unidade fabril em Fortaleza, no Estado do Ceará, com capacidade anual de produção de 5 milhões de pares
1994 – Buscando atingir a uma parcela do público