O Que Familia
A família é o espaço para a garantia do desenvolvimento e proteção das crianças, ela desempenha uma ação importante na educação formal e informal, ensinando valores e comportamentos. Toda família sofre influencia do ambiente social, político e econômico, assim como a escola e na sociedade seus problemas sociais são refletidos, por isso a importância do conhecimento das estruturas familiares e seu processo de desenvolvimento para que seja cumprida sua função de socialização. Reconhecer a importância para a sociedade de abordar o tema família, que vem se modificando estruturalmente, confirmando com fatos os dados que já sabemos da inexistência de um modelo único e ideal familiar para conhecer acrescenta um ponto positivo na convivência família e escola.
Segundo Kaloustian o tema família foi pouco pesquisado e os estudos históricos são recentes e contém informações quebradas, por isso da importância de pesquisar os arquivos da nossa memória com objetivo de criar novas probabilidades de reflexão sobre o tema e suas diferentes consequências e abrir novas explanações de como orientar as práticas educacionais e sociais para o acolhimento da criança e da família.
“Objetiva-se com isto apresentar algumas possibilidades de reflexão que possam ser capazes de abrir novos caminhos interpretativos para melhor orientaras práticas sociais e políticas voltadas da criança e a família”. (Kaloustian: 2010 p-35.) Atualmente, conhecemos ao lado de família em sentido amplo – conjunto de pessoas ligadas pelo vínculo da consanguinidade, ou seja, os descendentes de um tronco comum - a família em sentido estrito, abrangendo o casal e seus filhos legítimos, legitimados ou adotivos. Muitos incluem no grupo familiar os domésticos que vivem no lar conjugal. O próprio Código Civil utiliza a palavra família ora num sentido, ora em outro.
Conforme o Código Civil:
Art. 1.722. “Extingue-se, igualmente, o bem de família com a morte de ambos os cônjuges e a maioridade dos