FILOSOFIA 5 FILOSOFOS Pdf
CURSO: NPI
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Professora: Roseli T. Cunhago Bravo
TURMA: 1º Ano – Turma E – Noturno
Aluna: Viviane Elaine Padilha
Entre os vários filósofos e pensadores apresentados e suas concepções a respeito do ensino Gusdorf, Piaget, Korczak, Tedesco e Makarenko foram os quais as visões me pareceram fundamentais para a escola atual, seja pelas suas ideias a respeito da forma do ensino e gestão ou quanto ao papel do professor como mediador do conhecimento.
Para Gusdorf, o papel do professor não se reduz a transmissão do saber por conteúdos e programas de ensino prontos. Segundo ele, o papel do Mestre é interceder dando forma a valores, sem pregar suas próprias concepções exigindo que os alunos a adotem. O professor deveria instigar e sensibilizar para que o aluno veja, por exemplo, como é bom viver, libertando a inteligência e estimulando o senso crítico.
Dessa forma, identifiquei-me com a pedagogia de Gusdorf por observar que muitas vezes os professores ficam presos á conteúdos de programas de ensino que não estimulam o aluno á pensar ou outras vezes o professor impõe ao aluno sua própria forma de pensar, atrapalhando o desenvolvimento intelectual e moral do aluno.
Em relação à Makarenko, considerei essencial principalmente sua ideia referente ao educar pelo coletivo, visto que a nossa sociedade atual é cada vez mais individualizada, assim formar indivíduos solidários que se preocupem com o próximo torna-se fundamental nos dias de hoje, assim como também buscar formar indivíduos com consciência política.
Makarenko via a infância com respeito e direitos, sendo um dos pensadores mais radicais á questões referentes ao trabalho coletivo. Ele buscava criar pessoas conscientes de seu papel político, cultas e que se tornassem trabalhadores preocupados com o bem-estar do grupo, ou seja, solidários.
Organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade. A criança tinha