Escola de Alexandria
Clemente de Alexandria
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Síntese - Escola de Alexandria.
3 Imagens relacionadas.
4Curiosidades.
5 Apreciação
4 Referências.
1 Introdução
A filosofia teve seu berço na Grécia, a palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo enquanto a religião monoteísta abraâmica tem sua origem ligada ao patriarca Abraão que iniciou o monoteísmo hebreu.
Neste trabalho, em síntese se tem a intenção de demonstrar como a cultura lógica grega e a judaica ligada sempre ao elemento fé, andaram de mãos dadas em Alexandria, e consequentemente a filosofia - a filha da sabedoria que tende a tentar entender e explicar tudo ao seu redor começa a tentar justificar a filosofia através da fé e vice e versa, devido ao contexto da época no qual havia convivência sinérgica entre os povos, surgia assim à escola de Alexandria embasada nessa ideia de sincretismo filósofo religioso.
2 Escola de Alexandria
Alexandria foi uma cidade fundada por Alexandre Magno em 331 a.C, para que fosse uma cidade portuária; além do porto, foi construído um grande farol, que hoje é considerado uma das sete maravilhas do mundo. Mas a maior fama de Alexandria foi possuir a maior biblioteca do mundo conhecido, Abrigando cerca de 700.000 livros e a escola de Alexandria, que foi berço de muitos pensadores famosos.
Se pudéssemos voltar no tempo e dar uma volta pelas ruas de Alexandria, veríamos uma diversidade de pessoas e culturas, que nos remeteria a um dos nossos centros comercias modernos; veríamos gregos, os fundadores da cidade, veríamos egípcios, que já habitavam a região, romanos e judeus. E veríamos ainda que todas essas culturas conviviam juntas, se influenciando