Como os códigos de barra funcionam
O código de barras é uma espécie de representação gráfica da sequência de algarismos que vem impressa embaixo do mesmo. A vantagem dessas barras é que há uma facilitação e rapidez na identificação, e sem risco de erros, porque podem ser lidas por aparelhos portáteis de leitura óptica, como aqueles usados em caixas de supermercado. . "Esse número funciona como uma espécie de RG do produto, ou seja, não existem dois produtos diferentes com o mesmo número", diz a desenhista industrial Cláudia Ferreira, consultora da EAN, organização internacional que gerencia a distribuição dos códigos no mundo e tem uma representação no Brasil.
Há ainda uma confusão, pois existem códigos de 14 dígitos (usado em caixas de papelão para informar a quantidade de produtos guardados) e o de oito dígitos (utilizado quando a embalagem do produto é muito pequena).
As barras são uma representação gráfica do código binário. Um traço preto ou branco é equivalente a um bit (1 ou 0 respectivamente), e cada algarismo é sempre representado por sete bits. Uma barra escura mais grossa que as outras é a somatória de vários traços pretos. O mesmo vale para as barras brancas.
As três primeiras barras mais compridas (uma branca no meio de duas pretas) são uma sinalização, indicando que a seguir vem o código do produto. As barras e seus respectivos algarismos não ficam alinhados, por isso o número 7 vem antes das barras de sinalização.
Esses três primeiros números (789) indicam que o produto foi cadastrado no Brasil, apesar de não necessariamente ter sido fabricado aqui. Cada país tem uma