trabalho
Um leitor de código de barras (ou scanner de código de barras) é um dispositivo eletrônico para leitura de códigos de barras impressos. É um scanner, que contém uma fonte de luz, uma lente e um sensor de luz para traduzir impulsos óticos em elétricos.
Além disso, quase todos os leitores de código de barras contêm um circuito descodificador para analisar os dados de imagem do código de barras fornecido pelo sensor e enviar o conteúdo do código de barras para a porta de saída do scanner.
Leitores de código de barras podem ser diferenciados por tecnologias:
Leitores - tipo caneta
Leitores do tipo caneta são constituídos por uma fonte de luz e de díodos que são colocados ao lado um do outro na ponta de uma caneta ou varinha. Para ler um código de barras, a pessoa que detém a caneta deve mover a ponta da mesma em todos os barras do código, a uma velocidade relativamente uniforme. A foto díodo mede a intensidade da luz refletida a partir da fonte de luz que atravessa a ponta de cada barra e espaço em branco do código impresso.
A foto díodo gera uma forma de onda que é usado para medir as larguras das barras e espaços do código de barras. As barras escuras do código de barras absorvem a luz e os espaços em branco refletem a luz, de modo que a onda de tensão gerada pelo foto díodo é uma representação do padrão de barra e espaço em branco do código de barras. Esta forma de onda é descodificada pelo scanner de uma maneira semelhante à maneira que o código Morse é descodificados.
Scanners a laser
Os scanners a laser funcionam da mesma maneira que os leitores tipo caneta, exceto por eles usarem um raio laser como fonte de luz e normalmente contém um espelho ou um prisma rotativo para fazer a varredura do feixe de laser e para receber os dados do código de barras.
Tal como acontece com o leitor do tipo caneta, um foto díodo é usado para medir a intensidade da luz refletida a partir do código de barras. Em ambos os leitores de