Filosofia
a. Identificar a principal tese de Heráclito; (1,5 pontos)
b. Caracterizar a importância da filosofia de Aristóteles para o ocidente; (1,5 pontos)
Elabore um texto com cinco parágrafos.
- No primeiro e segundo parágrafos apresente a descoberta da filosofia pré-socrática abordando entre outros a tese de Heráclito e Parmênides;
- No terceiro e quarto parágrafos, apresente o desenvolvimento da filosofia aristotélica abordando o raciocínio lógico para a filosofia;
- No quinto parágrafo, apresente uma conclusão relacionando a descoberta da racionalidade com o raciocínio lógico na história do pensamento ocidental.
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
O filósofo Heráclito abordou temas de grande relevância, dentre eles, a Metafísica, Epistemologia e Política. Contudo sua principal tese tinha como embasamento que tudo na natureza flui, modifica-se e que não devemos confiar nos sentidos, pois eles podem nos enganar.
Já Parmênides, outro filósofo pré-socrático, defendia a tese de que tudo que existe, existe. Com isso, a existência de algo não está susceptível a modificações, sempre será da mesma forma e ao contrário de Heráclito, devemos acreditar em nossos sentidos e sentimentos.
Para Aristóteles, criador do método empírico, somente tinha validade, aquilo que