Desvios exoerimentais fisica 1

1922 palavras 8 páginas
Experiência nº: 001 Título: Desvios Experimentais – Estatísticas das medidas.
Nome: Emanuel Almeida – Engenharia de Produção Turma: “A”
Professor: Galina Borissevitch Data: 15/03/2010

Objetivo:
Demonstrar na prática, através de um experimento, que um processo simples, quando repetido várias vezes, e exatamente da mesma forma, pode apresentar diferentes resultados, e estes necessitam ser adequadamente tratados e enquadrados dentro de um intervalo confiável de resultados, para se tornarem aceitáveis.

Introdução:
Estatística é a ciência que, através de um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa amparados por uma coleta confiável de dados, fornece meios para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Estas incertezas fazem com que determinados valores nunca sejam exatos; mas baseados em criteriosos cálculos estatísticos, estes valores passam a ter um intervalo aceitável e confiável, tido como padrão. Situações que envolvem estudos estatísticos estão presentes nos mais diversos ramos da indústria. Vamos agora citar dois exemplos de situações em que o uso da estatística é imprescindível:

> Exemplo 1:
Uma fábrica de colheitadeiras de grãos está desenvolvendo uma nova máquina, e o departamento de engenharia sabe que, quanto maior a boca de saída de grãos, maior a capacidade da máquina. O problema, é que se a boca for muito grande, ela vai jogar muitos grãos fora do reservatório. Por outro lado, se a boca for muito pequena, de forma a não perder nenhum grão, a velocidade de enchimento do reservatório de grãos será muito lenta (...)
Neste caso, um estudo estatístico bem apurado pode definir com confiabilidade o diâmetro ideal da boca da colheitadeira, de modo que a perda de grãos seja mínima e a velocidade de enchimento do reservatório seja aceitável (...)

> Exemplo 2:
Uma fábrica de abajures, que atualmente faz o transporte do produto do depto de embalagem para o depto de expedição por meio de um carrinho manual, pretende

Relacionados