projeto de pesquisa exemplo
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA
PROJETO DE PESQIUSA:
OS PERIGOS DA TECNOLOGIA - UMA CRÍTICA AO DOMÍNIO
DA TÉCNICA A PARTIR DE HEIDEGGER
Disciplina: Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
Prof.: Marcelo Doro
Acadêmico(a): Nome Sobrenome
Passo Fundo, dezembro de 2010
2
1 PROBLEMA DE PESQUISA
Nossa época é dominada pela técnica. Da pizza vendida em caixas no supermercado aos procedimentos terapêuticos dos hospitais, passando pelos novos e revolucionários recursos tecnológicos, a técnica está presente, hoje, no dia a dia das pessoas como jamais esteve em qualquer outro momento na história da humanidade. A técnica tornou o mundo mais confortável, mais racional, mas também mais burocrático, mais invasivo, mais estressante. Não obstante sua onipresença no cotidiano, pouco se tem pensado a respeito dela.
Mas já é tempo de fazê-lo. Um importante caminho para a reflexão em torno da técnica é oferecido pelo filósofo alemão Martin Heidegger, para o quem a técnica abriga uma ameaça.
Numa época em que se discutiam, substancialmente, a neutralidade da técnica e seus aspectos culturais, se o seu potencial destruidor estava de fato na técnica ou na sua aplicação pelo homem, Heidegger surpreende ao volta-se para a essência da técnica, como meio de compreender o sentido da tecnologia em geral. Sua pretensão é alcançar um entendimento ontológico do fenômeno. Nesse sentido, a pesquisa pretende clarificar: 1. Qual é, segundo
Heidegger, a essência da técnica? 2. O que a indicação da essência da técnica acrescenta ao conhecimento que temos da tecnologia e seus recursos? 3. Em que sentido a técnica é apresentada como ameaça? 4. O que constitui, propriamente, a ameaça? A pesquisa também pretende esclarecer: 5. Heidegger apresenta alguma solução em relação a ameaça da técnica?
6. Qual o sentido prático de sua crítica, ou seja, é possível extrair dela alguma orientação política para a relação do homem com as novas tecnologias?
2