O Que CPFR
Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment (Planejamento colaborativo, previsão e Reabastecimento), ou melhor, é um conceito usado para coordenar as várias atividades do gerenciamento da cadeia de suprimentos incluindo a produção, compras e o planejamento, a previsão de demanda e a reposição do inventário entre clientes e fornecedores negociando de maneira sincronizada dentro da cadeia dos suprimentos de maneira que o modo de atendimento ao cliente seja aperfeiçoado enquanto o gerenciamento do estoque é tornado mais eficiente.
Níveis do CPFR.
Dividem o processo CPFR em três níveis, dependendo do estágio de integração e dimensão da colaboração entre os parceiros:
· Nível Básico; envolve poucos processos de negócios e uma integração limitada ao planejamento de pedidos entre os parceiros. O foco é na redução de custo de operação
· CPFR Desenvolvido; caracterizado pelo aumento da integração em várias áreas de negócios, procurando definir o tipo de informação que deverá ser trocada, como será feita troca de dados e a divisão de responsabilidades, como fornecimento da previsão de demanda e nível de estoque, resuprimento de produtos e entregas rápidas.
· CPFR Avançado; caracterizado pelo elevado sincronismo e confidencialidade das informações entre as partes. Este nível ressalta as diferenças e o core business (significa a parte principal de um determinado negócio, é o ponto forte de uma empresa que deve ser trabalhado estrategicamente), dos parceiros que, quando combinados, dão uma perspectiva de desenvolvimento de competências e aprendizado entre os parceiros.
Três fases principais;
Planejamento, Previsão de demanda e Reposição de Estoques
Desenvolvimento aplicação do CPFR.
Antes de implementar o CPFR, os parceiros de negócio devem acordar uma série de aspectos, como os parâmetros da política de estoques, o nível de serviço desejado e a forma pela qual o nível de serviço será medido. Deixar a relação tradicional, de adversários, de