O uso do cpfr dentro do supply chain de uma empresa
Adilson Leonel da Silva1
Guilherme Morais de Sousa1
Juliana de Jesus Ramos1
Orientador: Antônio Guimarães
Resumo
Neste artigo buscou-se apresentar os benefícios que o CPFR dentro do Supply Chain pôde proporcionar á empresa estudada. Por meio de uma metodologia baseada em artigos periódicos, livro, além das informações fornecidas pela empresa, foi possível identificar tais benefícios como a redução de estoques dentro da cadeia de suprimento.
Palavras – Chave: Conceitos, Cadeia de Suprimentos, Mercado.
Abstract Tradução:
In this article sought to present the benefits of Supply Chain CPFR inside could provide to company studied. Through a methodology based on periodical articles, book, in addition to the information provided by the company, it was possible to identify such benefits such as reduction of inventory within the supply chain.
Keywords: Concepts, Supply Chain, Market.
1. Introdução
O atual cenário do mercado competitivo interno e externo vem obrigando cada vez mais as empresas focarem seus esforços na qualidade do produto final e em buscas de ferramentas tecnológicas, que possibilitem a obtenção de vantagens dentro da cadeia de suprimentos (Supply Chain).
Um dos problemas dentro do gerenciamento da cadeia de suprimento é o efeito chicote. O efeito chicote é o resultado de uma demanda não atingida, tendo como principal motivo, a falta de estratégia em conjunto com os outros elos da cadeia.
Historicamente as relações entre fornecedor e empresa se caracterizavam por uma mentalidade distante, individualista, egoísta e conflituosa, onde cada membro da cadeia se focava em si mesmo, executando e planejando operações de forma isolada e não colaborativa.
A partir da década de 90, a divisão tradicional entre fornecedores, produtores, distribuidores e clientes, vem sofrendo enormes mudanças graças á uma nova visão de gestão colaborativa.
Segundo Pires (2004), colaboração na cadeia de