Cpfr
Introdução
Fazer mais com menos.
Redução de Custos.
Melhoria Contínua.
Atingir resultados.
Frases, processos, normas e filosofias.
Já não basta ser eficiente, é preciso ser eficaz.
O cliente é disputado a tapas pelas empresas concorrentes e o resultado da busca incessante pela eficácia é a melhoria contínua.
Melhoria da qualidade dos produtos, do prazo de entrega, da satisfação do cliente, dos custos, dos ganhos, enfim, em tempos de crises está aberta a temporada da relação ganha-ganha.
O CPFR é mais uma ferramenta de trabalho para que atinjamos as exigiências do mercado atual. Embora ainda necessite de adaptações para prover bons resultados no Brasil, o CPFR demostra fortes tendências ao sucesso.
Objetivo
O objetivo do trabalho é definir no que consiste o CPFR, suas vantagens, desvantagens e como o mercado brasileiro tem se comportado nesse sistema.
Definição
O CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment) pode ser definido como um conjunto de normas e procedimentos amparado pelo The Voluntary Interindustry Commerce Standars (VICS). Este comitê foi formado em 1986 por representantes de diversas empresas, com o objetivo de aumentar a eficiência das Cadeias de Suprimentos, através do estabelecimento de padrões que facilitem os fluxos físico e de informações.
A colaboração entre os participantes na cadeia de varejo é de fundamental importância para o sucesso da troca de dados e de informação e de redução dos custos de transação. Com o objetivo de alcançar este sucesso, criou-se o conceito de planejamento, previsão e reabastecimento colaborativo – CPFR, que traduz na capacidade