SINTESE CPFR
A integração da cadeia de suprimentos teve sua primeira tentativa de implemento cerca de 10 anos tendo como escopo a otimização da cadeia por meio de uma relação de confiança entre a indústria e o varejo a partir de uma relação de compartilhamento entre ambos. O movimento VMI e ECR fomentou a ideologia, no entanto, muitas eram as dificuldades para operacionalizar essa relação de compartilhamento, pois havia uma distancia entre o estoque nos pontos de venda e a realização da venda em si.
Buscando aprimorar essa iniciativa, a CPFR trouxe algumas implementações para sanar o problema deixado pela iniciativa anterior, como por exemplo,foitrazida a implementação da incorporação das informações de promoção previstas nas vendas, análise de previsão de vendas, aumento da coordenação entre os departamentos entre outros.
Aline Ribeiro busca em se artigo demonstrar o CPRF como um mecanismo de integração da cadeia de suprimentos por meio da experiência vivenciada nas indústrias e varejos, apontando seus benefícios e suas dificuldades no implemento de tal estratégia.
Os pilotos da filosofia CPFR ocorreram em 1995 com a Warner-Lambert e a Wal-Mart. Ambos atuam em conjunto e comparam seus resultados, que de maneira geral foram positivas.
No entanto, até meados de 2003 somente 20% das empresas do setor de bens de consumo afirmaram ter implementado a CPFR, o baixo percentual se relaciona com a dificuldade da implementação,como o problema na elaboração do acordo de define normas e regras de colaboração, a definição de plano de negócios, a geração de previsão de vendas e das ordens de ressuprimento do estoque.
As empresas que implementaram obtiveram sucesso nos processos relacionados ao planejamento da CPFR, no entanto, no momento da implementação surgiram as principais dificuldades, quais sejam: tratamento das exceções nas previsões de vendas, negociação e viabilidade do