Enterro prematuro
• Direção: Roger Corman
• Roteiro: Charles Beaumont, Edgar Allan Poe (história), Ray Russell
• Gênero: Drama/Terror
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 81 minutos
• Tipo: Longa-metragem http://cinepesadelo.blogspot.com.br/2013/03/premature-burial-obsessao-macabra.html http://www.youtube.com/watch?v=TxPSRFFkDNg
Curiosidades:
Conto publicado pela primeira vez em 1844 no The Philadelphia Dollar Newspaper.
O filme Enterro Prematuro do diretor Roger Corman é considerado a melhor adaptação do texto original. Crítica:
Não é novidade para o leitor assíduo e o connoisseur que o Poe - assim como Maupassant, Grabinsky, Michaux etc. - escrevia sobre ele mesmo: medos, ansiedades, traumas e obsessões são uma pequena fração dos temas e repertório tipicamente poeanos. Porém, enquanto sua personalidade idiossincrática o impulsionava a escrever o que lhe desse na telha, ocasionalmente ele tentava – por necessidade financeira ou mera curiosidade intelectual – a se “moldar” (e de certa maneira seguir) as modas e o gosto do público, à sua maneira.
Catalepsia e o medo de ser enterrado vivo foram, durante algum tempo, assuntos em voga, com muitos debates e casos documentados. Fotos, charges, ilustrações e até alguns textos ficcionais – mais tarde explorados pelo cinema e quadrinhos – apareciam em profusão, mas sua sacada de gênio foi se apropriar de duas formas distintas – o relato ficcional e o ensaio filosófico-científico – e amalgamá-las em um todo, se não inteiramente coeso, no mínimo curioso e interessante o bastante para inflamar a imaginação e desenferrujar as dobradiças do cérebro habituadas a modos e abordagens ficcionais mais tradicionais.
A primeira parte, com suas realistas descrições de enterros prematuros, narradas pelo cataléptico em estilo sóbrio, pseudo-factual e (quase) jornalístico, na verdade prepara o terreno para a segunda metade onde ele relata sua experiência pessoal; e aí é que o bicho realmente pega.
Dentre as