Tipos de Religião
2.1 O que é religião
Segundo pesquisa divulgada em 2012, pelo Fórum Pew para Religião e Vida Pública, com base em 230 países e territórios, oito entre cada dez pessoas se identificam com algum grupo religioso. Esse número equivale a 5,8 bilhões de pessoas. Ou seja, com base no Censo brasileiro de 2010, que aponta uma população mundial de 6,9 bilhões de pessoas, 84% delas, entre adultos e crianças, se consideram crentes em alguma religião. Contudo, o estudo também mostra que 16,3% dessa população não possui filiação religiosa, o que não significa, necessariamente, que ela seja descrente em algum deus ou Ser Supremo.
A antropologia aponta que desde a Pré-História, o homem enxergou como necessidade compreender o universo à sua volta, a natureza, a vida e a morte. Dessa forma, pode se caracterizar que a religião foi uma ferramenta utilizada pelo homem, desde sua antiguidade, para explicar o que não compreendia e o surgimento do que existia.
A origem das coisas sempre foi uma preocupação central da humanidade; a origem das pedras, dos animais, das plantas, dos planetas, das estrelas e de nós mesmos. Mas a origem mais fundamental de todas parece ser a origem do universo como um todo – tudo o que existe. Sem esse, nenhum dos seres e objetos citados nem nós mesmos poderíamos existir. Talvez por essa razão, a existência do universo como um todo, sua natureza e origem foram assuntos de explicação em quase todas as civilizações e culturas. De fato, cada civilização conhecida da antropologia teve uma cosmogonia – uma história de como o mundo começou e continua, de como os homens surgiram e do que os deuses esperam de nós. (STEINER, J. E, 2006, p. 233)
Para o homem, “essas explicações, por falta de outras formas de entendimento da questão, sempre tiveram fundamentos religiosos, mitológicos ou filosóficos” (STEINER, J. E, 2006).
A palavra religião provém do latim re-ligare, que significa “religação com o divino”. Na definição do dicionário, é