sintese metropole insustentavel
Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Planejamento Urbano
Prof.(a): Semírames Silva
Alunas: Rizya Bastista
Síntese do livro – Metrópoles (in) sustentáveis (capítulo 1 á 3)
As cidades funcionam como polo principal que arcam com as responsabilidades de controlar suas importâncias, como: fluxos econômicos sociais, culturais, políticos, que trás como recompensa, riqueza e conhecimento. Algumas atividades em excesso são concentradas em cidades com maior foco, isso faz com que elas tenham um crescimento disparado, com seu crescimento disparado, passam a ser chamadas de grandes metrópoles, as quais passam a articular os interesses regionais e internacionais.
Tem uma relação entre as redes básicas de comunicação e as tramas de assentamento, que é denominado o sistema de transportes. São citados vários, e que ligam a maioria das grandes cidades, como transporte por tração animal, utilização de energia do vapor do carvão, que coloca em prática o funcionamento das grandes ferrovias, grandes portos. Com o crescimento e a desagregação das cidades foi surgindo a necessidade de veículos de combustão interna no transporte inter e intra – urbano.
O cenário mundial é denominado por comunicações eletrônicas, e que está dando lugar a novas relações urbanas. Novas mudanças estão ocorrendo em várias áreas, as cidades estão organizando suas economias, e as cidades maiores assumindo suas principais funções. Uma das principais funções é, a industrial, geralmente localizada nas cidades de maior fluxo, na parte mais afastada e carente, sendo de grande importância, e passa a influenciar outras economias, e acabam ganhando espaço cada vez maiores.
As regiões metropolitanas podem ocupar centenas de quilômetros, mas as áreas de influência pode estender-se pelo mundo, ou seja, não precisa estar somente em um lugar. Isso faz com que a economia dê um grande avanço, as metrópoles tendem a criar sua própria categoria, que passa a