DIABETES BRU
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAUDE
CURSO DE GRADUACAO EM MEDICINA
BRUNA VASCONI
SAULO OLIVEIRA
DIABETES MELLITUS
ITAPERUNA-RJ
2015
BRUNA VASCONI
SAULO OLIVEIRA
DIABETES MELLITUS
Trabalho apresentado à disciplina de Iniciação Científica I, do curso de Graduação em Medicina sob orientação da professora Margarete Zacarias Tostes de Almeira, feita pelos alunos Bruna Vasconi e Saulo Oliveira.
ITAPERUNA-RJ
2015
Introdução:
A prevalência do diabetes tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente no Brasil. Por ser uma doença ligada a fatores como obesidade, um principal tratamento seria a dieta. O papel da nutrição no tratamento da diabetes é de extrema importância, pois é com a dieta que se controla a quantidade de açúcar ingerida.
“A prevalência do diabetes mellitus tipo 2 tem se elevado vertiginosamente e espera-se ainda um maior incremento.”(Cad. Saúde Pública, 2003)
O aumento das taxas de sobrepeso e obesidade associado às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional, são os principais fatores que explicam o crescimento da prevalência do diabetes tipo 2. As modificações no consumo alimentar da população brasileira - baixa freqüência de alimentos ricos em fibras, aumento da proporção de gorduras saturadas e açúcares da dieta associadas a um estilo de vida sedentário, compõem um dos principais fatores etiológicos da obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. (Cad. Saúde Pública, 2003)
Objetivos:
- Geral
A diabetes mellitus tipo 2 está aumentando de forma muito rápida, e está adquirindo características epidêmicas vários países, incluindo o Brasil.
Um estudo multicêntrico foi feito em 1988 em nove capitais dos estados brasileiros. Nesse estudo, constataram que a prevalência do diabetes e a tolerância a glicose, entre pessoas de 30 e 69 anos, é de 7,6% e 7,8%, respectivamente. Alguns casos identificados onde a