o que as criancas pensam sobre o zero
Revista Nova Escola
Setembro de 2011/ págs 72-74
-
Este artigo levanta a reflexão de uma questão interessante a respeito da forma que as crianças entendem o sistema numérico, principalmente em relação ao zero.
O sistema numérico é fruto de uma construção humana, desenvolvida ao longo da própria evolução da sociedade. Portanto, ensinar números para os pequenos não é uma tarefa fácil, sendo assim o professor deve traçar estratégias para criar uma forma dinâmica de representatividade para que as crianças possam entender o que o número representa.
O tema aborda uma entrevista realizada com crianças na faixa etária de 5 anos, que quando indagadas sobre a representação do número zero deram as respostas mais inusitadas. Foi importante para que possamos entender como a criança pensa e a partir daí realizar um planejamento. Algumas responderam que o zero não tem nenhuma importância, outros que não tem nem como escrevê-lo , pois se zero é nada, não tem como escrever nada.
Segundo Renata de Siqueira Gava, educadora infantil, é necessário saber o que as crianças pensam para poder traçar intervenções que facilitem este aprendizado. Ainda segundo ela, a roda de conversa seria uma boa oportunidade, além de exercícios com jogos e comparação que são muito eficazes para ensinar sistema numérico, ela chegou até exemplificar com o jogo batalha naval.
Torna-se então necessária um bom planejamento, visto que ensinar números não é fácil e que ensinar o número zero ainda é um pouco mais complicado. É, portanto um grande desafio, lembrando a todos os educadores que a forma mais fácil para a criança aprender é de forma lúdica.