Produção textual interdisciplinar individual
INTRODUÇÃO
O presente texto aborda de forma sucinta a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. Aborda-se também as concepções de infância, ambiente alfabetizador, a relevância que tem o brincar para o desenvolvimento infantil. São discorridos aqui a grande importância que um bom professor ,bem preparado de posse desses conhecimentos para realizar um trabalho bem planejado e avaliado constantemente.
DESENVOLVIMENTO
A Educação Infantil constitui-se uma conquista muito grande por parte da sociedade civil organizada . Foi necessário surgir uma grande demanda para que a sociedade se unisse e através dos movimento da sociedade civil e de órgãos governamentais para que o atendimento às crianças de zero a seis anos fosse reconhecido na Constituição Federal de 1988. A partir de então, a educação infantil em creches e pré- escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.394, ratificaram esse direito e sua importância.
A elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que estabelece, pela primeira vez na história de nosso país, que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, nosso objetivo, com este material, é auxiliá- lo na realização de seu trabalho educativo diário junto às crianças pequenas. documento que se constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Com esse documento, deixa-se de lado as velhas práticas de uma educação