O público e o privado
1) Identifique três diferenças entre:
a) setor público e setor privado;
b) patrões e empregados;
c) Estado e servidores públicos.
2) Explique as razões das diferenças encontradas no item anterior.
A partir da análise da literatura indicada, percebem-se com clareza algumas diferenças entre o setor público e privado.
Setor público: os indivíduos são identificados como cidadãos, independente de sua posição e agente do poder público, seja servidor do Estado ou usuário dos serviços públicos ou sujeitos submetidos às leis e normas importas pelo Estado. O Estado tem ainda a prerrogativa de interferir no direito à propriedade, podendo, sem cometer qualquer arbitrariedade, operar a transferência compulsória de um bem de um indivíduo ou de uma empresa particular para o domínio público, em caráter temporário ou permanente.
Setor privado: na esfera privada, os indivíduos são concebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares, podendo se associar e constituir pessoas jurídicas com a finalidade de perseguir os mais diferentes objetivos – econômicos, políticos, religiosos, culturais etc. Nas organizações privadas, o empregador – que tanto pode ser um indivíduo, quanto uma empresa capitalista ou uma associação sem fins lucrativos – estabelecerá autonomamente os fins que irá perseguir, e contratará livremente no mercado de trabalho os indivíduos que bem entender, atribuindo-lhes as funções que lhe aprouver. Respeitados os limites impostos pela lei, empregados e empregadores encontram-se na plenitude do exercício da sua liberdade negativa, sendo uma prerrogativa exclusiva do setor privado e inexistente no setor público.
Em relação às questões entre patrões e empregados, o patrão apresenta a característica de atuar em nome próprio, com o domínio de informações sobre o serviço fornecido, isto exige assumir riscos da atividade visando o lucro. O empregado por sua vez, trabalha para o patrão na atividade que este escolheu, e