O psicopedagogo na instituição de ensino superior.
Disciplina: Psicopedagogia
Docente: Prof. Msc. Rizuane Mubarak
Discente: Amide Ossman de Carvalho
Ano de 2013.
-------------------------------------------------
15.02.2013
Tema:
O psicopedagogo na instituição de ensino superior.
Em torno do ensino superior surge uma pergunta muito importante: quem é de facto o psicopedagogo em uma instituição do ensino superior!?
Salientar que esta é uma pergunta que surge em torno da profissão que nasce através de uma proposta de interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade aqui surge no "diálogo" entre duas disciplinas que transpõem o espaço da subjetividade de um indivíduo buscando delinear com clareza, os sujeitos e as disciplinas.
Contudo não nos cabe propor " atividades e treinamentos para indivíduos com problemas de aprendizagem e comportamento baseados em teorias comportamentais, como sugere a Psicologia Educacional nem definir métodos, técnicas e estratégias de ensino como propõe a Pedagogia mas cabe-nos ocupar um lugar que está na inter-relação do ensinamento e da aprendizagem" afirma Maria Gasparian [1].
É auxiliando na identificação dos problemas no processo de aprender, é lidando com as dificuldades de aprendizagem através de instrumentos e técnicas específicas através da articulação de várias áreas, que o psicopedagogo interfere na aprendizagem. Apoiando-se em pressupostos científicos da Psicanálise, Epistemologia genética, Psicologia Social, da Linguística (...) que a PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL busca suporte para responder aos sintomas da problemática de ensino – aprendizagem.
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL como ciência, lida com o sujeito epistêmico, basicamente o ser que adquire conhecimento. Entretanto, pode-se se dar o caso de existência de determinadas lacunas que necessitam de serem preenchidas.
Contudo salientar que toda queixa constitui um sintoma, a função da PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL é investigar a queixa Entretanto, para tal fim, é