Bases mileculares
[pic]A)
proteína periférica, fosfolipídio, região hidrofóbica, proteína transmembrana, polissacarídeo.
[pic]B)
proteína transmembrana, região hidrofóbica, fosfolipídio, proteína periférica, polissacarídeo. [pic]C) proteína transmembrana, polissacarídeo, região hidrofóbica, proteína periférica, fosfolipídio. [pic]D) fosfolipídio, proteína transmembrana, região hidrofóbica, proteína periférica, polissacarídeo. .
[pic]E)
proteína transmembrana, fosfolipídio, região hidrofóbica, proteína periférica, polissacarídeo Considere a experiência relatada a seguir:
-Incubaram-se células de camundongo com anticorpos marcados com rodamina (fluorescência vermelha), os quais reagem com proteínas de membrana de células de camundongo.
-Incubaram-se células humanas com anticorpos marcados com fluoresceína (fluorescência verde), os quais reagem com proteínas de membrana de células humanas.
-Promoveu-se a fusão das células de camundongo com as células humanas, ambas já ligadas aos anticorpos.
-Observaram-se, ao microscópio de fluorescência, as células híbridas formadas logo após a fusão e quarenta minutos depois.
- Observou-se que os fluocromos humanos e de camundongos que estavam separados após a fusão se misturaram no prazo de quarenta minutos
Com base nessas informações, conclui-se que a membrana citoplasmática tem características:
[pic]A)
elásticas
[pic]B)
glicolipoproteicas
[pic]C)
fluidas
[pic]D)
rígidas
[pic]E)
semipermeáveis . Em uma célula que se encontra em apoptose, a membrana plasmática apresentará:
[pic]A)
grande quantidade de fosfolipídios negativos na face externa [pic]B) grande quantidade de fosfolipídios negativos na face citosólica [pic]C) pouca quantidade de fosfolipídios negativos na face externa