Resenha e resumo autoritarismo e autoridade carmem maria rangel (fundação darcy ribeiro) revista veja
Autoritarismo e Autoridade
Revista Veja
Carmem Maria Rangel (Fundação Darcy Ribeiro)
O texto de Carmem Maria Rangel trata o conceito de autoritarismo e autoridade com abordagem sobre suas respectivas diferenças , e , mostrando como os dois estão intimamente ligado , mas ao mesmo tempo são conceitos muito distintos e que é imprescindível serem debatidos a luz da pedagogia da educação .
Resumo
O texto de Carmem Maria Rangel intitulado “Autoritarismo e Autoridade” trata o conceito com visões sobre o que é autoritarismo e autoridade e qual a diferenças dos dois conceitos.
No inicio do texto a primeira discussão trata o conceito autoritarismo dando o exemplo da Segunda Guerra Mundial e os valores de cunho de liberais em crise na época (política,religião e economia). A partir daí originou-se o nacifacismo, praticas políticas comprometidas com um regime autoritário.
Hoje se pode identificar na raiz do estado autoritário os ideais antidemocráticos que pertencem a um discurso centralizador que fez o povo perder o sentido de Nação e de ver o Estado com finalidade única, o resultado disso foi a Segunda Guerra Mundial,com todos os seus horrores.
As marcas de autoritarismo traumatizaram o povo , e o levaram a lutar organizações internacionais legitimas, que pudessem garantir os direitos humanos e as liberdades civis dentro de um Estado de direito.
Todas essa discussões foram levadas para diferentes projetos pedagógicos das escolas com o objetivo de formação do cidadão promover mudanças sociais e individuais. Segundo Yves de La Tailler isso significa acreditar a Educação possibilidade de levar crianças e jovens a “construir valores” a pautar seus comportamentos por regras, a situar-se alem e aquém de certos limites.
O papel da educação seja aquela a cargo da família ou escola tem um duplo objetivo de traspor seus limites pessoais como ser humano,mas a partir de princípios éticos e