Espaço de atuação do psicopedagogo
Este trabalho aborda as atribuições e estratégias de atuação do psicopedagogo em diferentes espaços de atuação, mostrando que, a atuação desse profissional não se refere apenas ao espaço físico onde ele vai atuar, mas também ao modo dele pensar a psicopedagogia e o conhecimento que ele tem da sua profissão.
Espaços de atuação do Psicopedagogo
Por se tratar de uma atividade relacionada as dificuldades escolares, a primeira vista, pensam que o psicopedagogo deva trabalhar na escola, lugar onde são produzidos a maioria dos problemas escolares, mas são vários os campos de atuação psicopedagógica; como clínica, instituição de saúde , creches, asilos, CRAS, presídios, universidades ou mesmo em empresas.
A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Funções / Atribuições
Na linha terapêutica infere a idéia da cura, resgatando a saúde do aprender já que, as dificuldades de aprendizagem se encontram instaladas. O diagnóstico desenvolve técnicas remediativas, orientando pais e professores estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológicas, psicomotora, fonoaudiologica e educacional.
Estratégias de atuação e intervenção
O psicopedagogo clínico estabelece estratégias realizando trabalho individual ou em grupo. Na busca de orientar, investigar os problemas no processo de aprendizagem detectando ás áreas de competências e dificuldades, determinando as prioridades de tratamento na dificuldade da criança, adolescente ou adulto. Após as indicações terapêuticas o psicopedagogo monta um plano de atendimento psicopedagógico e devolve os resultados aos pais e a escola para a cooperação no tratamento. A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças. Relacionamos abaixo