O profissional de Gestão de Pessoas
O que faz o gestor de pessoa?
A área de gestão de pessoas requer preparo, paciência e muita força de vontade para deixar os membros da equipe engajados nas tarefas, sem contar o planejamento para trazer melhorias ao ambiente de trabalho. Parte do profissional de gestão de pessoas o entendimento dos funcionários e do quanto eles podem contribuir com a organização.
O gestor precisa administrar as pessoas de maneira que elas mantenham o bom desempenho dentro da empresa. Afinal, são elas que trarão os resultados que influenciam nos lucros. Assim, parte da área de Gestão de Pessoas encontrar novos líderes, contribuir para capacitação daqueles que já estão há anos no empreendimento e proporcionar dinâmicas que os ensinem a se relacionar com os clientes.
Ninguém melhor para falar dessa área do que os próprios gestores de pessoas. Separamos depoimentos de alguns gestores de grandes organizações, onde eles nos falam dos pontos positivos, negativos, quais os maiores erros cometidos no RH, e qual seria o perfil do excelente gestor.
Desenvolvimento:
Pontos positivos da gestão de Pessoas:
Ao trabalhar nessa área os processos são diversificados e não há uma única solução para todos os problemas. O cativante é ver a expressão das pessoas quando suas expectativas são atingidas em uma negociação, podendo ocorrer dos dois lados. O importante é que as pessoas saiam satisfeitas, tanto do lado da empresa quanto o colaborador. (Emílio Creto, diretor de RH para a Simens Mercosul).
Ver o brilho nos olhos dos colaboradores, quando os projetos são implementados e trazem bons resultados para a organização e a felicidade para os colaboradores, gerando um clima de satisfação. (Alberto Gerhadt, gerente de RH da Schering-Plough).
O reconhecimento de ter feito a diferença na vida profissional das pessoas. Pode ser através de uma simples mensagem de agradecimento por um aconselhamento que levou o profissional a melhorar seu relacionamento com colegas.(Cícero Penha,