ureia
A Uréia é um composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula (NH2)2CO, com um ponto de fusão de 132,7 °C.
Tóxica, a uréia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos. Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrogênio da uréia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos. A uréia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. É solúvel em água e em álcool, e ligeiramente solúvel em éter.
A uréia é sintetizada industrialmente a partir de amônia e de dióxido de carbono para ser usada em resinas uréia−formaldeído e em produtos farmacêuticos, como fonte de nitrogênio não protéico para ruminantes de terrenos agrícolas e como um fertilizante nitrogenado.
OBJETIVO
A uréia é uma substância tóxica, produto do catabolismo de aminoácidos e proteínas formadas principalmente no fígado, filtrada pelos rins. É difundida através da maioria das membranas celulares, e a sua maior parte é excretada pela urina, onde é encontrada abundantemente é a principal fonte de excreção do nitrogênio do organismo. Sendo que pequenas quantidades podem ser excretadas pelo suor e degradadas por bactérias intestinais.
O controle da uréia por hormônio anti-diurético permite ao organismo criar urina hiperosmótica ("mais concentrada" que o plasma sanguíneo da pessoa). Prevenir a perda de água dessa forma é importante para a necessidade da pessoa economizar água para manter uma pressão sanguínea adequada ou manter uma concentração apropriada de íons de sódio no plasma sanguíneo.
O exame de