O Professor Construtivista
Outro recurso importante que precisa de incentivo pelo professor, é o uso da leitura e escrita, pois são instrumentos que dão acesso a uma série de atividades, que colocam em prática os projetos, os quais são motivadores, por tratarem do interesse de um grupo de alunos e que implicam elaboração, conhecimentos, procedimentos e atitudes.
Esses projetos não precisam necessariamente abranger todos os eixos de conhecimento, caso não envolva uma das áreas, propõe-se atividades paralelas que a contemplem.
O professor que sente prazer, que se emociona diante da aprendizagem, transmite seu entusiasmo e contagia os alunos. Esse entusiasmo e motivação do professor devem ser constantemente avaliados. Ele deve refletir sobre suas ações e buscar entender em quais situações foi parceiro e incentivador, e em quais precisa melhorar no processo de aprendizagem das crianças.
A avaliação é fundamental no trabalho construtivista, pois levará à reflexão em relação à aprendizagem de progressos ou não, então é necessário o registro de tudo o que ocorre nesse processo, estabelecendo-se um rol de situações e momentos importantes e que seja feito com disciplina pelo professor, podendo o mesmo, analisar as condições oferecidas em termos de objetivos propostos, conteúdos adequados e meios para alcançá-los, qualidade dos materiais oferecidos e a previsão satisfatória do tempo e ritmo impostos para o desenvolvimento do trabalho.
A avaliação deve ser feita com freqüência determinada, suficiente e satisfatória para imprimir qualidade a