biblioteca de genes
Uma biblioteca de genes é uma coleção de fragmentos de DNA de uma determinada espécie de organismo, obtidos a partir da ação de endonucleases de restrição, ligados aos vectores apropriados e clonados após terem sido inseridos num hospedeiro. É suposto que uma biblioteca seja representativa de todos os genes do organismo, sendo muito útil quando se pretende isolar um gene específico.
Endonucleases de restrição: Um tipo de endonucleases que cliva o DNA no local onde existe uma pequena sequência específica de nucleotídeos. Usada extensivamente na tecnologia do DNA recombinante.
Assim, torna-se claro que quando se quer clonar um determinado gene ou o cDNA (DNA complementar) das mensagens por ele codificadas (mRNA) é necessário a construção de coleções de genes recombinantes. Se estes forem obtidos a partir do DNA genómico, sendo portadores de moléculas representantes de todo o genoma, constituem uma biblioteca genómica; uma biblioteca de cDNA é uma coleção de clones de DNA complementar derivados de toda a população de mensageiros da célula ou tecido de interesse. Uma biblioteca de genes pode ser uma colónia de bactérias (se for construída utilizando um plasmídeo ou um cosmídeo) ou placas de fagos (se o vector utilizado for um fago) com DNA recombinante. Esta inclui sequências de um conjunto muito grande, como o genoma inteiro de um organismo, sequências expressas de um tipo celular particular ou sequências presentes num fragmento de DNA.
▲ Figura A1: Bibliotecas genómicas. Biblioteca de plasmídeos (a) e biblioteca de fagos (b) Fonte: http://fig.cox.miami.edu/~cmallery/150/gene/c7.20.6.library.jpg
▲ Figura A2: Biblioteca de cDNA: de RNA ao cDNA. Fonte: http://www.mie.utoronto.ca/labs/lcdlab/biopic/fig/17.09.jpg
A complexidade dos organismos superiores (o genoma haplóide de mamífero é constituído por 3x109 pares de bases [pb] aproximadamente, o que faz com que se um determinado fragmento tiver 3000 pb, será apenas uma parte em