O Processo Inquisitorial de GALILEU GALILEI
GEORGIA RIBEIRO DA SILVA
GOIANIA
GEORGIA RIBEIRO DA SILVA
O PROCESSO INQUISITORIAL DE GALILEU GALILEI
Trabalho apresentado ao Professor Fernando Lobo Lemes da disciplina Seminário: Modernidade das ciências e das artes da turma C02, turno noturno do curso de História.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
3 1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende desenvolver a relação da Inquisição que ocorreu na Idade Média e o cientista Galileu Galilei que também sofreu as conseqüências desse período, ele foi julgado pela Inquisição para defender a teoria heliocêntrica. Sua morte ocorreu em Roma em 1633. Galileu foi um homem que ultrapassou as fronteiras científicas dando assim uma dimensão cultural ampla para os aspectos daquela época. A igreja católica baseou-se sua intolerância pela institucionalização da Inquisição como instrumento legal e jurídico então com a condenação de Galileu pode perceber que sua atitude abalou a política, pois ele se opôs à concepção vigente e modificou as hierarquias das ciências e finalmente afastando-se do ideal tradicionalista da sociedade italiana.
4
MOMENTO HISTÓRIO AO QUAL GALILEU ESTAVA SITUADO
Galileu estava vivendo no período do final do Renascimento, obviamente teve fortes influências culturais e científicas que a época estava propicia. No campo religioso havia uma turbulência entre a Igreja Católica e a mais nova Igreja Protestante. Na área cientifica Galileu acreditava em Copérnico (homem que havia proposto um sistema heliocêntrico) e a partir disso transmitiu suas crenças bem como as provas que julgara ser encontradas que demonstravam claramente as veracidades das idéias copernicanas. Nesta época muitos não acreditavam nesta doutrina que teria como