Em breve
CTCH
O medo no Ocidente
Ano 0 - nº 03 - 2006
REVISTA MULTITEXTOS CTCH nº 03
O medo no Ocidente
SUMÁRIO
Apresentação
Pe. Luís Corrêa Lima
O Medo e a História
Leandro Konder
A história do medo de Jean Delumeau
Pe. Luís Corrêa Lima
Uma pesquisa histórica sobre o medo: razões, explicações, conclusões
Jean Delumeau
O medo do outro
Monique Augras
A Igreja deve temer o futuro?
Jean Delumeau
A primavera da esperança: um cristianismo para amanhã
Márcio Tavares d´Amaral
O jardim das delícias: a saudade do paraíso terrestre
Jean Delumeau
APRESENTAÇÃO
Pe. Luís Corrêa Lima1
Jean Delumeau é um dos mais importantes historiadores contemporâneos, com uma vasta obra traduzida em português. Atualmente é membro aposentado do Colêge de France. Seu trabalho mais conhecido é a
História do medo no Ocidente, uma obra pioneira em que analisa diversas manifestações sociais deste sentimento nos séculos XIV a XVIII. O seu principal campo de pesquisa é a história das mentalidades, tocando temas do cristianismo.
Esta história das mentalidades pode ser dividida em três partes:
1) os medos externos e internos que deram origem a obras sobre o pecado, a culpabilidade e o medo; 2) o sentimento de segurança, presente em diversas práticas sacramentais e religiosas; e 3) a representação da felicidade, abrangendo as diversas concepções de paraíso e o milenarismo. Todas abordam o período do final da Idade Média e da Idade Moderna.
Delumeau veio à Puc-Rio em setembro de 2005. A sua primeira conferência foi sobre a história do medo, seguida de debate com a psicóloga Monique Augras, o professor Márcio Tavares, o filósofo Leandro Konder e com esse historiador. A segunda conferência tratou do futuro do cristianismo, abordando a relação entre a
Igreja e a modernidade, com seus conflitos e perspectivas. A terceira foi sobre a idéia de paraíso terrestre, da antiguidade até o presente.
Cada conferência corresponde ao resumo de um livro, respectivamente: A