O processo de motivação como incentivo
Resumo
Este artigo trata de algumas variáveis inerentes à motivação dos indivíduos em seus ambientes de trabalho e do incentivo à gestão de inovação de processo e produto. Mediante pesquisa realizada em duas organizações do ramo industrial na região de Curitiba-PR, pretende-se mostrar a importância da criação de um ambiente propício à motivação que gere, conseqüentemente, inovação nas organizações. Com relação à apresentação dos resultados da pesquisa, optou-se por dar maior ênfase à importância da motivação dos trabalhadores dentro das empresas, como fonte de inovação. No entanto, os fatos aqui relatados não mostram efetivamente a existência de um processo motivacional que incentive a inovação nas organizações, mas sim a importância da adoção deste, visando fortalecer a efetiva participação das organizações neste ambiente de competitividade mundial.
Palavras-chave: motivação; gestão da inovação; ambiente organizacional.
Introdução
Este trabalho originou-se de uma pesquisapiloto, de caráter experimental e aplicada nas áreas de capacitação intra-empresarial e competitividade, objetivando fornecer a empresários locais que já realizam esforços significativos de modernização um quadro referencial mais aproximado de um conjunto de intervenções sistêmicas, visando a maior competitividade e lucratividade na empresa, aplicáveis à realidade brasileira. Para tanto, seguiram-se modelos de gestão de alta performance, dos quais o benchmark utilizado foi o Sistema Toyota de Produção (Toyotismo).
A pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do ramo industrial localizadas em Curitiba/PR.
Buscou-se propor soluções às empresas nos aspectos de gestão do processo produtivo, capacitação, pesquisa e desenvolvimento e engenharia (P&D&E). O objetivo principal foi verificar a implementação de um modelo de gestão focado no desenvolvimento das capacidades inovativas das