Pfc aplicado na area de custo, pelo menos em quatro bibliografia diferentes
CEPPEV
Centro de Pós-Graduação e Pesquisa
Fundação Visconde de Cairu
A Contabilidade de Custos e os Princípios Fundamentais de Contabilidade
Trabalho - Artigo apresentado à Cadeira de Tópicos Especiais de Custos 1, como parte das exigências para aprovação do curso de Mestrado em Contabilidade
Dílson Cerqueira da Silva
Fundação Visconde de Cairu
CEPPEV – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Visconde de Cairu
MESTRADO EM CONTABILIDADE
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS DE CUSTOS 1
PROF: Dr. OLÍVIO KOLIVER
Artigo
A Contabilidade de Custos e os Princípios Fundamentais de Contabilidade
Mestrando Dílson Cerqueira da Silva.
Introdução
Num mundo “globalizado”, onde a comunicação assume um papel de destaque percebemos que as discussões da Contabilidade avançaram, mas ainda falta muito para alcançarmos uma linguagem única, universalmente.
Percebemos que a busca por princípios internacionais é muito grande, porém, a evolução que visualizamos em nossa literatura, ainda deixa a desejar quanto a sua característica evolutiva, principalmente pelo fato do nosso livro-texto principal[1] ser de origem norte-americana.
Sabemos que a corrente contábil norte-americana é pragmática e tem origem tecnicista, além de entender a Contabilidade como um conhecimento voltado apenas a informações para apresentação de relatórios a gestores e divulgação.
Consideram em seu referencial teórico que a Contabilidade tem apenas os seus padrões e que os mesmos devem ser fixado por normas de conteúdo não científico, determinado pelos setores de influência daqueles que as produzem.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade - PFC são menosprezados, quando da discussão das suas bases científicas, por esses pesquisadores norte-americanos, que tendem mais para o lado técnico do conhecimento contábil.
O nosso propósito