Métodos e sistemas de custeio
Os sistemas de custeio referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade. É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve ser mensurado o custo do produto.
Quanto a natureza do processo produtivo
- Ordens específicas de produção: baseia-se na agregação dos custos específicos de cada produto fabricado.
- Por série de produção : Tipo de produção baseada na fabricação de vários produtos. Quanto ao tipo de custo escolhido
- Históricos: tem como pressuposto principal a simplificação e contabilizaçãodos valores tais como ocorreram.
- Pré Determinados: Estes custos são estabelecidos antes de realizar aprodução, através de estudos de engenharia ou valores escolhidos como amostra de um período.
Sistema de Custeio por Ordem de Produção
Este sistema, é característico de empresas que produzem sob encomenda, sejam estas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil, tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.
Os custos acumulados de matérias-primas, mão-de-obra e custos indiretos de fabricação, são computados a partir da emissão de uma ordem para produção de lotes de um bem ou serviço.
Os resultados (lucro ou prejuízo) são rapidamente diagnosticados. Para isto, basta subtrair do preço de venda os custos acumulados naquela ordem, não havendo necessidade de ser feita uma apuração periódica dos resultados.
Os custos primários que incidem diretamente ao produto poderão ser obtidos logo que a ordem esteja completamente concluída. Já os custos indiretos, só poderão ser incorporados ao produto quando terminar o período contábil. Todo esse processo de detectação e apropriação que caracteriza o sistema requer frequentemente um grande número de pessoas dedicadas a este fim, fazendo com que os fluxos de informações sejam inúmeros, principalmente na detectação do custo da mão-de-obra, aumentando consideravelmente o seu