Analisar os diferentes sistemas de interpretação e classificação de custos e também os métodos de custeio de uma organização.
Custo é uma informação quanto ao consumo de recursos na produção de bens e serviços – objetivo – dos quais se esperam benefícios.
O objetivo de custeio é um produto, bem ou serviço.
Neste trabalho vamos analisar os diferentes sistemas de interpretação e classificação de custos e também os métodos de custeio de uma organização
Justificativa Segundo Nakagawa (1994), “existe a necessidade de que o sistema de custeio possibilite, não somente a apropriação dos custos para o produto final, mas principalmente, que o sistema proporcione informações para se gerenciar os custos buscando a cada dia maiores possibilidades de lucro, possibilitando a empresa uma maior condição para competir em mercados de livre concorrência”.
Dependendo do objeto analisado e do interesse daquele que demanda a informação, o custo deve ser preparado, apurado, por um modelo ou método que atenda à necessidade de quem quer a informação.
Existem alguns critérios em relação à classificação de custos, dentre eles dois são os mais importantes, a classificação quanto à alocação ao produto e a classificação quanto ao volume de produção, que vamos analisar a seguir.
Desenvolvimento Classificação quanto à alocação ao produto
Quando analisamos a classificação de custos em relação ao produto, estamos analisando se esses custos têm um relacionamento direto ou indireto com o objeto de custeio.
Custos diretos – podem ser fácil e economicamente