Sistemas e Métodos de Custeio
INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão.
Segundo Iudícibus e Marion (2000, p.19), “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões”.
Nesse contexto a contabilidade coloca a disposição do gestor a informação sobre custos de seus bens, mercadorias e/ou serviços, seja a empresa da atividade industrial, comercial ou da prestação de serviços.
Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que cuida de apurar os valores para a produção de bens, mercadorias e serviços para fins de apuração do resultado e mensuração dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento, além de fornecer informações gerenciais.
Custos é o conjunto de registros especiais utilizados para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos/serviços.
Conforme Martins (2003, p.21), “A preocupação primeira dos Contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado”. O citado autor continua sua explanação afirmando que devido ao crescimento das empresas, com o conseqüente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa nova missão, a gerencial.
Vários trabalhos acadêmicos têm surgido em decorrência de novas pesquisas no ramo da contabilidade de custos. No entanto, entende-se que há dois fatores importantes que parecem justificar o crescimento das pesquisas nesta área.
Em primeiro lugar, no campo científico, porque a bibliografia existente, apesar de vasta, ainda não foi capaz de explorar todos os conhecimentos possíveis deste ramo contábil, aliás, o que acontece igualmente com os outros