Trabalho De Motiva O
Para aprender, manter-se no trabalho ou realizar quaisquer outras atividades o indivíduo precisa estar motivado. Motivação de Aprendizagem significa “causar” ou produzir a aprendizagem, estimular o aluno, despertar o interesse ou entusiasmo pela aprendizagem.
O que leva a pessoa a sentir-se dessa maneira? Como são produzidos os motivos? Por essas perguntas exigirem respostas tão complexas existem várias concepções entre os psicólogos sobre motivação.
Este trabalho irá tratar de forma breve as abordagens behaviorista e cognitivista a respeito da motivação. Também serão apresentados a importância da motivação para a aprendizagem, as consequências que a frustração de motivos traz para a pessoa, o os efeitos do incentivo no processo de aprendizagem.
2 APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO
A palavra “motivação” é, atualmente, muito usada no meio escolar – educação formal, “[…] para justificar quer o insucesso quer o sucesso dos alunos, em particular no ensino e na aprendizagem da ciência escolar. Muitos professores colocam a alegada ‘falta de motivação’ dos alunos como primeiro obstáculo à compreensão e aprendizagem dos conteúdos escolares”. (RIBEIRO, 2001 apud CAMPOS, 1986).
No cotidiano das pessoas em geral e, como não poderia deixar de ser, constitui-se num problema central da Psicologia, como diz Deese e Hulse(1975) “[…] a motivação e a emoção invadem toda a Psicologia, e não apenas a psicologia da aprendizagem, e receberam grande atenção teórica e experimental”.
Os psicólogos fazem distinção entre o que aprendemos – hábitos, e o que nos leva a tais hábitos – os motivos. Ainda nesta linha de pensamento, incluem-se os “objetivos” que são as coisas que nos direcionam ao comportamento motivado.
“A motivação apresenta-se como o aspecto dinâmico da ação: é o que leva o sujeito a agir, ou seja, o que o leva a iniciar uma ação, a orientá-la em função de certos objetivos, a decidir a sua prossecução e o seu termo.” (LIMA, 2011).
A palavra