Motivação e incentivo no processo ensino aprendizagem
ENSINO E APRENDIZAGEM
Jusselda Silva Nolasco
Profª.:Carla Netto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia ( 0569 )
06/12/2012
RESUMO
Este paper dedica-se a apresentar alguns aspectos relacionados ao incentivo e a motivação no ensino e na aprendizagem. Tem como objetivo refletir e reconhecer o incentivo como estímulo externo, isto é, o incentivo é influenciado pelo meio em que o indivíduo está inserido e, por pessoas as quais este convive, apresenta também a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem, identifica esta como um estímulo interno, diferente do incentivo. A motivação leva a pessoa a agir para conquistar um ideal. A metodologia utilizada neste trabalho é a documental, pois trata-se de pesquisas feitas em sites oficiais, revistas, livros e diálogo com profissionais da área, portanto após verificação de documentos, foi possível constatar que a motivação e o incentivo são fatores de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras – chave: Aprendizagem. Motivação. Incentivo
1 INTRODUÇÃO
A motivação é um fator interno que leva a pessoa a agir, portanto é necessário que seja levado em conta a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem, pois para aprender é preciso que o indivíduo tenha vontade de saciar sua sede de conhecimento, necessitando assim de um objetivo a alcançar.
Aprender é um fato extremante complexo, pois envolve, além de aspectos educacionais, também compreende fatores sociais, este de extrema importância a medida que envolve situações aparentemente inexistentes.
É também importante ressaltar os aspectos culturais que a exemplos de outros é um fator individual, cada um traz a sua bagagem do meio em que vive.
Cada ser tem suas particularidades, seus objetivos os quais diferem de um indivíduo para outro. Por esta razão é tão difícil incentivar uma pessoa a adquirir conhecimento, pois muitas vezes não é de seu