Motivação
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DIOGO XIMENES
MOTIVAÇÃO
Ipojuca/PE
2010
DIOGO XIMENES
MOTIVAÇÃO
Trabalho apresentado para à disciplina Psicologia Aplicada no curso de Administração da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas – FAJOLCA.
Prof. Claudete Farias
Ipojuca/PE
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MOTIVAÇÃO 2.2 TEORIA DE MASLOW 2.3 TEORIA DE HERZBERG 2.4 TEORIA DA EXPECTATIVA 2.5 PRÁTICAS MOTIVACIONAIS
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Apesar das inúmeras e complexas teorias, a motivação, na prática, continua sendo enfocada com simplicidade e muito maior atenção esse assunto recebe, quando se identifica que as pessoas estão desmotivadas em seu trabalho. Fala-se até que as motivações estão em “crise” e isto tem levado teóricos, pesquisadores e gestores à busca de “receitas”, “fórmulas” e “técnicas” que, muitas vezes, acabam transformando-se em modismos.
Por outro lado, os trabalhadores discutem cada vez mais sobre seus direitos e qualidade de vida. Nesse sentido, as pressões são sempre pela redução do tempo dedicado ao trabalho ou pelo aumento de vantagens já conseguidas, caracterizando-se, cada vez mais, em situações nas quais o ato de trabalhar começa a perder seu sentido: deixa cada vez mais de representar um dos interesses centrais na vida das pessoas.
Embora as novas teorias indiquem a importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, constatamos que pouco se dá atenção a isso e o resultado é que, na prática, os trabalhadores vivenciam atualmente um maior desânimo ou desmotivação no seu trabalho.
Os