Incentivos e recompensas
RECOMPENSA E INCENTIVO ÀS PESSOAS
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta informações voltadas à gestão de pessoas no que se refere a administração da rotina de recompensa e incentivo nas organizações. As informações contidas têm o objetivo de desenvolver reflexões e programas que venham a contribuir com um ambiente de trabalho mais agradável e motivador aos colaboradores nas organizações e como conseqüência resultem em melhores resultados tanto as empresas quanto as pessoas envolvidas nos processo empresarial.
RECOMPENSA E INCENTIVO ÀS PESSOAS
No contexto atual, é um grande desafio para as organizações aumentar a produtividade e alcançar a máxima eficiência e a satisfação do operário, pois é preciso ser flexível quando se trata de seres humanos.
Segundo Chiavenato (2004), a administração científica basea-se na concepção do homo economicus, no qual o homem é motivado somente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Mayo, Citado por Chiavenato (2004, p116) propôs uma nova teoria de motivação. “O ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas”
A motivação vem de dentro de cada indivíduo, ninguém senão ele próprio pode motivar-se. A motivação surge de uma necessidade que motiva o indivíduo a satisfazê-la. Alguns pesquisadores pressupõem que o comportamento humano possa ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente, isto é chamado de reforçadores de comportamento, quando são administrados prêmios, é reforço positivo.
A pessoa motivada a ter certo