Programa de Incentivo e Recompensas
1166 palavras
5 páginas
Segundo Robbins (2003), se o indivíduo fizer seu esforço máximo ele será devidamente reconhecido em sua avaliação de desempenho? Não necessariamente. Seu nível de habilidade pode ser deficiente, o que significa que, não obstante o esforço que venha a despender, seu desempenho não tenderá a ser alto. Ou, se o sistema de avaliação de desempenho da organização for projetado para avaliar fatores não ligados diretamente ao desempenho, tais como lealdade, iniciativa ou coragem, mais esforço não resultará necessariamente numa avaliação melhor. Outra possibilidade, verdadeira ou não, é a do chefe simplesmente não gostar do subordinado. Se isso for verdade, o funcionário sempre esperará obter uma avaliação baixa independentemente do seu nível do esforço. Nesse caso, mesmo que haja empenho, é baixa a probabilidade de se obter boa avaliação de desempenho. Por outro lado, ao se receber boa avaliação de desempenho, isso resultará em recompensas organizacionais? As organizações recompensam muitas outras coisas além do desempenho. Quando a remuneração é distribuída aos funcionários com base em fatores tais como tempo de casa ou grau de cooperação, é provável que eles, os funcionários, venham a considerar a relação desempenho x recompensas como fraca e desmotivadora.
De acordo com Chiavenato (1999), o processo de recompensar as pessoas constitui o elemento fundamental para o incentivo e a motivação dos funcionários da organização, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos. Por esta razão, os processos de oferecer recompensas ocupam lugar de destaque entre os principais processos de gerir as pessoas dentro das organizações.
Segundo o mesmo autor, recompensa significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A recompensa é elemento fundamental na condução das pessoas em termos de retribuição, retroação ou reconhecimento do seu desempenho na organização e