Atps marta
Além da remuneração é de extrema importância que haja um plano de incentivo, para que os colaboradores não desanimem, executando suas tarefas com cada vez menos qualidade e rapidez, e não migrem para outra empresa. O plano de incentivo pode ser desde uma promoção de cargos até bônus em dinheiro, cuidando para que o incentivo de um funcionário não seja a desmotivação de outro, e que as metas e objetivos a serem atingidos não sejam impossíveis. A remuneração fixa é uma maneira de a empresa ter controle sobre seus gastos e um modo de atrair novos colaboradores, mas ela não leva em consideração o desempenho do funcionário e seus resultados, e sim o tempo por ele gasto no serviço, gerando uma frustração ou desilusão em relação ao trabalhador para com sua atividade a ser desenvolvida. Já a remuneração variada leva em conta esses pontos e tem por objetivo fazer do executivo ou de qualquer funcionário um aliado e um parceiro nos negócios da empresa. Um exemplo de remuneração variável é a bonificação anual, que é oferecida no final do ano aos funcionários em função da sua contribuição para o desempenho da empresa. Porem o executivo só recebe se a empresa tiver os ganhos combinados no início do exercício.
Existem também a opção de distribuir ações da empresa aos funcionários, aos de cargo administrativo, em forma de compensação pela excelência atingida em seu trabalho; o objetivo dessa forma de compensação é fazer com que o funcionário seja também um acionista e dessa maneira tenha mais interesse em ver a empresa crescer e prosperar, desempenhando com mais vontade e carinho seu papel dentro dela.
Outra maneira é a participação nos resultados alcançados, onde o funcionário recebe uma percentagem pelos resultados atingidos pela empresa e por seu setor.
Na distribuição do lucro aos funcionários a organização