Sedução pela palavra
Leva em consideração o conhecimento dos conceitos, técnicas e do contexto que levam as palavras certas para a comunicação certa, utilizando-se também das cores e dos elementos visuais como recurso, atendo-se não apenas ao texto, mas também à imagem contida na leitura de campanhas/anúncios.
O livro atenta ao uso e a importância de palavras em textos publicitários variando infinitamente em forma e conteúdo, desafiados a transformar o produto, serviços e marcas, por meio de palavras, em informações, em sensações, em experiências, em atributos, em conceitos.
O livro se torna necessário por nos dar uma visão ampla, simples (sem perder consistência), clara da importância da palavra na comunicação publicitária – em todos os meios.
1.1 ESTRATÉGIAS DE MENSAGEM
A publicidade raramente convence alguém de algo. Ela persuade alguém a algo. Existe uma grande diferença entre convencer e persuadir.
Para persuadir é preciso que tenha em conta a pessoa a quem se quer persuadir; é preciso conhecer seu espírito, saber o que ela ama, e em seguida ligar o objeto de persuasão à pessoa, recorrendo às relações que ela tem como os princípios atribuídos ao objeto.
A persuasão se dá quando pegamos os valores do consumidor e depois associamos às características do produto que estamos anunciando. Essa técnica torna mais forte a relação entre produto e consumidor e a possibilidade de aquisição do produto pelo consumidor aumenta, porque as pessoas têm a natural tendência de se aproximar de seus semelhantes.
O sábio grego Aristóteles afirmou que, para persuadir uma pessoa, é necessário passar por quatro etapas: exórdio,