RELAÇÃO ENTRE O LIVRO E FILME: A SEDUÇÃO DO DISCURSO E ERIN BROCKOVICH: UMA MULHER DE TALENTO
CURSO DE DIREITO
MARCOS HENRIQUE DE MORAES FERNANDES
RELAÇÃO ENTRE O LIVRO E FILME: A SEDUÇÃO DO DISCURSO E ERIN BROCKOVICH: UMA MULHER DE TALENTO
ARAGUAÍNA
2014
No meio jurídico umas das principais ferramentas para atingir seus objetivos é a fala, tanto para atacar quanto para defender, e é nesse jogo de palavras que devemos ter cautela com o que é dito. Palavras mal ditas podem acarretar conseqüências desagradáveis e devemos está preparado para tudo, está sempre um passo a frente. O livro “A sedução do discurso” de Gabriel Chalita, mostra várias formas de como se expressar perante cada situação, usando de todos os elementos possíveis, Chalita (2009, p.3) afirma que “No discurso de advogados e promotores no tribunal do júri, comparecem tanto aspectos racionais quanto emocionais; os dois elementos se fundem na elaboração das frases escolhidas pelos profissionais do Direito”.
No mesmo sentido Chalita (2009, p. 9) conclui “Muitas vezes, basta transportar uma pessoa de um ambiente para o outro para que ela mude de opinião”. No filme “Erin Brockovich: Uma mulher de talento” mostra a sedução sendo exercida. Ambos têm como tema principal a sedução. No filme podemos notar que Erin utiliza-se de um atributo para resolver o caso, a “beleza”, utilizando decotes e minissaias para seduzir o rapaz que trabalhava no departamento de água fazendo com que o mesmo a deixasse pesquisar a procura de documentos que comprovasse sua indagação. E Chalita afirma (2009, p. 84) “A linguagem corporal também é um complemento poderoso à evocação de emoções legítimas, sinceras e nobres”.
Erin utilizou uma das formas de sedução existente, sabendo se beneficiar da situação. O livro de Chalita mostra a teoria de como deve ser a sedução, dando exemplos de como fazer isso, e o filme é a pratica da sedução, é o exemplo. No filme, Erin também utiliza o elemento da fala, Chalita (2009, p.60) observa no livro a palavra como o