O processo de desenvolvimento e aprendizagem na visão de Piaget e Vygostsky
A dissertação a seguir tem a proposta de elucidar o desenvolvimeno e apredizagem dos grandes pesquisadores Jean Piaget e Lev Vygotsky, que contribui grandiosamente com a pedagogia e a educação nas escolas.
Pieaget e o desenvolvimento e aprendizagem
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchât, Suiça, no ano de 1896 e veio a falecer no ano de 1980. Especializou e foi felicitado em suas pesquisas na area da psicologia evolutiva, dando importância principalmente para a questão biologica do ser, e também foi um estudioso da epistemologia genética.
No ambto do desenvolvimento do ser o autor estuda o processo de inteligencia nas crianças e postula que, (falar o outor e o texto): “Para Piaget a inteligência é uma das formas que assumiu a adaptação do homem ao mundo exterior” Com isso, podemos abordar a inteligência como formas de adequar e se relacionar com a materia e os seres do mundo exterior que o levará a desenvolver cada vez mais sua inteligência. Mas o pesquisador deixa claro que o homem tem alguns estágios de maturação que limita o desenvilvimento continuo de sem recessão igual a do homem adulto. Isso se explica pois a estrutura biologica, no caso a criança, não suporta alguns tipos de processos. Portanto, Piaget postula quatro estágios do desenvolvimeto cognitivo do homem: O primeiro, o estágio da inteligência sensorimotora, que ocorre de 0 a 2 anos, conceitua que a criança nessa fase tem a inteligência baseada nas situações de ações concretas, coordenações e relações iniciais; o segundo estágio, chamado de pré-operatório, de 2 aos 7 anos, é a fase que as crianças criam imagens mentais, mas também é uma fase do egocentrismo, pois pensam que tudo é dirigido a eles; o terceiro estágio, denominado de operatório concreto, que abrange dos 7 aos 12 aproximadamente, nessa fase elas já conseguem entender o lado do outro, a opinião do proximo, sem o egocentrismo de anteriormente, e também tem