Transporte Hidroviário
As Hidrovias, para que sejam navegáveis precisam estar de acordo com alguns fatores que influenciam se essa pode ser utilizada ou não. A largura da via, a profundidade e composição do fundo, a dinâmica dos ventos e presença de obstáculos como cachoeiras e corredeiras são fatores decisivos e fundamentais para torna a hidrovia possível e segura.
Esse tipo de transporte é indicado para grandes cargas, de tonelagem e para grandes distancias. Apesar de não possibilitar o transporte “porta a porta” uma vez que os meios de transporte só podem ir até os portos e depois outra forma de transporte deve ser utilizado (tornando o transporte intermodal), em termos de custo, capacidade e impactos ambientais, o transporte hidroviário é mais vantajoso que o rodoviário e o ferroviário. Entretanto a construção de infraestrutura portuária, principalmente para navios de grande porte é um problema fazendo com que poucos lugares tenham a estrutura necessária.
O transporte hidroviário marítimo no Brasil tem muita importância, pois corresponde a 75% do comércio exterior do Brasil, entretanto, internamente apesar de possui grandes bacias hidrográficas e uma grande quantidade de vias com capacidade de navegação, o transporte fluvial é pouco utilizado no país. Na Costa Atlântica há mais de 4 mil quilômetros navegáveis e milhares que quilômetros de rios. Esses rios, porém se localizam majoritariamente na Amazônia, zona essa que tem baixa importância econômica e por isso pouco é aproveitada já