Experiencia de Venturi
1. Introdução
2. Objetivo
3. Teoria
4. Material utilizado
5. Simulação da Experiência de Reynolds
6. Conclusão
1. Introdução
Giovanni Battista Venturi (Reggio Emilia, 1746 - Reggio Emilia, 1822) foi um físico Italiano. Ele foi o descobridor e epónimo do efeito Venturi. Foi, também, epónimo da bomba Venturi e do tubo Venturi.
Aprendiz de Lazzaro Spallanzani. Foi ordenado padre em 1769 e, no mesmo ano, apontado professor de lógica no seminário de Reggio Emilia. Em1774, ele é professor de geometria e filosofia na Universidade de Modena onde, em 1776, tornou-se professor de física.
Contemporâneo de Leonhard Euler e Daniel Bernoulli.
O efeito Venturi (também conhecido como tubo de Venturi) ocorre, quando num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento aumentando a sua pressão e consequentemente a velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre " também " uma baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto ou uma sonda, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746-1822).
O efeito Venturi é explicado pelo Princípio de Bernoulli e o princípio de continuidade de massa. Se o caudal de um fluido é constante, mas a seção diminui necessariamente a velocidade aumenta após atravessar esta seção. Pelo teorema da conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui obrigatoriamente.
Seus primeiros trabalhos foram em eletricidade e magnetismo. Depois mudou seu interesse para hidráulica e hidrodinâmica. Após 1873, se concentrou totalmente na hidrodinâmica, tendo estudado as mudanças que um escoamento experimenta quando passa do regime laminar para o regime turbulento.
Em 1883, introduziu o mais importante número adimensional da mecânica