RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores
ELETRÔNICA - 1º SEM / 2013
RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS
1. ATIVIDADE: Montar o circuito abaixo em uma protoboard e aplicar uma tensão de 10 volts. Em seguida ligar e desligar a chave do circuito fazendo as devidas analises e conclusões do mesmo.
2. MATERIAIS UTILIZADOS: Uma fonte de tensão, um CI (circuito integrado) modelo LM555 8 pinos, 4 resistores, 2 LEDs, 2 capacitores, e uma chave.
3.DESCRIÇÃO DO CIRCUITO:
Temporizador Monoestavel é um circuito que tem um estado estável e um estado instável, isto é, ligada a alimentação, o circuito irá para o estado estável permanecendo até que uma ação externa o leve para outra situação na qual permanecerá por um tempo definido. Após o termino desse tempo o circuito voltará para o estado estável. Um circuito monoestavel é conhecido como temporizador ou timer muito utilizado no dia a dia.
4. COMO FUNCIONA:
Dando um pulso no pino dois ou fechando a chave, o capacitor começa a carregar e o transistor interno do CI sai do estado de saturação e entra no estado de corte, fornecendo no pino 3 de saída uma tensão praticamente igual a tensão de entrada.
Com essa saída de tensão no pino 3 o LED vermelho desliga porque as tensões se anulam por exemplo: (+10Vcc – 10Vcc) e o LED verde liga porque tem a tensão do pino 3 sendo aplicada no mesmo, nesse estado o circuito é chamado modo instável. Quando o capacitor estiver carregado, o pino 7 vira um terra que descarrega o capacitor.
Nesse instante o circuito tende a passar para o estado estável onde o LED vermelho fica ligado, até que um novo pulso é dado no pino 2. No estado estável o transistor interno do CI fica saturado e o pino 3 de saída com tensão igual a 0v.
O tempo que o LED vermelho fica desligado é igual ao tempo que o capacitor precisa para carregar. Que pode ser calculado pela